Grupos de pesquisa | Projetos de pesquisa | Orientações Mestrado | Orientações Doutorado | Supervisão de pós-doutorado | Iniciação científica

Projetos de pesquisa:

2015 - atual

Mística e testemunho: um estudo sobre conhecimento, linguagem e práxis na mística contemporânea.

Descrição: A presente proposta pretende seguir o mesmo eixo fundamental  pesquisado nos últimos anos, - o da Mística cristã na contemporaneidade - tomando para isso outro conceito como perspectiva de estudo: o testemunho. Partimos da hipótese - constatada no projeto anterior de pesquisa - que uma característica constitutiva da mística cristã na contemporaneidade é sua indissolúvel conexão com a ética. Os escritos dos místicos estudados só fizeram comprovar ainda mais esta hipótese. A interpelação fundamental da ética, portanto, faz emergir da experiência mística contemporânea  que se viu caracterizada na etapa anterior como desinstitucionalizada e mesmo até destradicionalizada, encontrando seu caminho em meio à secularidade  uma necessidade urgente de verbalizar-se, visibilizar-se e incidir na realidade, na polis. Para isso, agrega ao conceito central da etapa anterior da pesquisa ? o conceito de mística ? outro que pela importância deverá enriquecer e ampliar o espectro dos terrenos explorados: o de testemunho.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . 
Integrantes: Maria Clara Lucchetti Bingemer - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 13

2009 - 2013

A mística cristã no século sem Deus: um estudo sobre o misticismo cristão no século XX

Descrição: O objetivo principal desta pesquisa, portanto, é analisar as grandes interpelações e desafios que o século XX trouxe para a vivencia da fé e da relação com Deus. E, dentro deste quadro, as respostas que alguns homens e mulheres vão encontrando, realizando e visibilizando para seus contemporâneos. Nosso objetivo não é apenas construir uma narrativa das experiências desses e dessas que, passando além da condição do século XX de século sem Deus, fazem uma síntese nova de suas experiências do mistério divino. Essa síntese, além de conjugar a experiência do mistério como integradora de todas as dimensões do humano, situa aqueles e aquelas que a realizam em outros lugares que não os até então ocupados pelos místicos tradicionais. Estes místicos muitas vezes se situam fora das instituições ou em suas fronteiras; imersos em situações que à primeira vista poderiam ser entendidas como seculares e mesmo profanas; em diálogo com outras tradições religiosas sem prejuízo de sua própria identidade. Nossa expectativa é que, através da análise de suas narrativas e reflexões sobre o mundo em que vivem e a experiência espiritual que fazem dentro deste mundo, possamos encontrar pistas de uma nova inteligência dos contornos da fé e muito concretamente da fé tal como o cristianismo a apresenta hoje.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Gradução: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: GABELLIERI, Emmanuel - Integrante / Pedrosa de Padua, L. - Integrante / Casarella, P. - Integrante / Maria Clara Lucchetti Bingemer - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 47 / Número de orientações: 11

 

 


Rio de Janeiro - Brasil - agape@puc-rio.br - 2013